Passaremos a seguir, a descrever sobre todas as partes desta maravilhosa árvore e
suas utilizações específicas.

FLORES

As flores da árvore NEEM, são de cor branca, pequenas e bissexuais. Nascem em cachos e seu aroma se assemelha ao do mel,  razão pela qual atraem  abelhas, sendo interessante para apicultura. Seu sabor é amargo.

FRUTOS  E SEMENTES

Com aproximadamente 2 cm de cumprimento, seu polpa é macia, de forma elíptica, isto é ovalada, que depois de madura apresenta uma polpa amarela adocicada. Esta polpa suave envolve o grão que depois de seca  ou despolpada são amargos e acres, de cor marrom, com l,5 cm de cumprimento. A polpa da fruta do Neem é uma base promissora para a geração do gás metano e também pode servir como uma rica fonte de carboidratos para outras fermentações industriais.  A semente é composta de  uma concha e um miolo, às vezes 2 ou 3 miolos, cada um pesando a metade do peso da semente. O miolo é mais usado como pesticida. Antes da era dos inseticidas sintéticos, o miolo extraído do Neem, era usado para proteger as plantações contra ataques de insetos.

A árvore NEEM  começa a produzir frutos somente após  o terceiro ano de vida e torna-se complemente produtiva aos l0 anos. Daí em diante pode produzir até 50 kg de frutos pôr ano. Os pássaros ajudam na semeadura natural do NEEM, pois são atraídos pelo seu gosto adocicado.

FOLHAS

De sabor amargo, são macias com cheiro agradável. O  vento soprando nas folhas traz grande benefício para as pessoas que moram nas redondezas. Em algumas áreas do Estado de Karnataka na Índia, pessoas cultivam a árvore especialmente por suas folhas verdes e galhos, os quais eles jogam dentro dos arrozais encharcados, para combater as pragas. As folhas também têm sido usadas nas plantações de tabaco no distrito de Jaffina no Sri Lanka. No Gâmbia tomateiros amadurecem várias semanas antes do tempo e possuem um número maior e mais longo de galhos, quando adubados com folhas de Neem

As folhas de Neem, mantidas entre roupas de lã ou de sedas dobradas, as protegem de insetos e traças, servindo também ao combate da mosca do chifre nos bovinos.

CASCA 

É  amarga, contendo l4% de tanino. Produz uma fibra grossa e forte, que entrelaçadas, transformam-se em cordas nas vilas da Índia. São  matéria prima para fabricação de pasta dental.

RESINA

A resina produzida pela árvore NEEM, contém muitas proteínas. É possível usa-la como um aditivo alimentar e é amplamente usada como cola na Índia.   

GALHOS

Quase sempre permanecem cheios de folhas, exceto durante  forte seca, quando as folhas podem cair. Após a queda vem a florada e nascem novas folhas.

MADEIRA

As propriedades da madeira do NEEM se parecem com as do mogno. É relativamente pesada. Quando é cortado do pé propaga um forte cheiro. Embora seja fácil de serrar, trabalhar, polir e colar, deve antes ser secada com cuidado pois geralmente se parte e empena. É uma madeira boa para construções e amplamente usada na fabricação de carroças, ferramentas manuseáveis e implementos agrícolas. É também comum o seu uso na fabricação de móveis. É raramente atacada pôr formigas brancas e é resistente ao cupim.

RAÍZES

Penetram profundamente no solo. Quando lesadas, produzem rebentos. Esses rebentos tendem a ser prolíficos em localidades secas.

© Copyright 2005. Planta Neem. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Studiodigital.